Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba realiza reuniões de Câmaras referente ao mês de fevereiro

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba realizou no período de 19 a 27/02 as reuniões das Câmaras Regimentais referentes ao mês de fevereiro.

Na manhã do dia 19 de fevereiro, a Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, deu início de forma presencial. Onde foram abordadas as informações do setor; as atualizações sobre os procedimentos e metas da fiscalização e Julgamento de processos. Relatos do treinamento da fiscalização na aplicação das NBC’s; Relato do treinamento do CFC acerca dos procedimentos processuais da fiscalização; Relato dos trabalhos da Cãmara: 24 Processos julgados; 16 Processos em diligência; 22 Processos finalizados no mês e 35 processos distribuídos com relatores; Ainda foram pautas: As autuações recorrentes e Explorar atividades contábeis em empresa constituída sem registro junto ao CRC.

Durante a manhã do dia 23, a Câmara de Desenvolvimento Profissional teve seu início com a apreciação e aprovação da ata da 1ª Reunião, realizada em 25/01/2024. O Coordenador da Câmara, o Conselheiro João Marcelo, falou sobre sua participação no Seminário de Gestão, em Brasília. Ainda foi pauta o I Fórum Contábil do Litoral, os indicadores e a discussão sobre o calendário dos eventos que serão realizados até junho de 2024, entre outros assuntos.

Em seguida, o Seminário de Gestão, também foi pauta na Câmara Administrativa, além dos relatórios das licitações, entre outros assuntos.

Já a Câmara Técnica deu início com a Minuta do PDI – Biênio 2024-2025, a apresentação do Relato Integrado, com a versão preliminar e a solicitação de divulgação de pesquisas, feitas por aluna.

No dia 26 de fevereiro, a Câmara de Registro deu prosseguimento as reuniões, na qual, pode analisar os processos da Câmara do mês de fevereiro 2024.Relato dos trabalhos da Cãmara: Foram julgados 89 Processos, 55 Registro/restabelecimento; 29 Baixas/cancelamentos/falecimentos e 5 Alterações cadastrais. Na ocasião, ainda houve decisão colegiada em adotar a consulta cadastral de CPF com status de falecimento para baixa do registro no CRC, a partir do conhecimento do fato, não esperando a manifestação de familiares para o protocolo da certidão de óbito.

E por fim, a Câmara de Controle Interno finalizou no dia 27, com apreciação dos demonstrativos da contabilidade, inclusive, os membros ainda ouviram os relatos dos setores de tesouraria, cobrança, compras, patrimônio e diretoria para fazer algumas recomendações.