Comissão CASP e o CRCPB realizaram no último dia (22)”EFD-REINF voltado ao Setor Público-Integrando Pessoas”

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, realizou por meio da Comissão CASP-PB no último dia (22), o curso “EFD-REINF voltado ao Setor Público-Integrando Pessoas”.

As palestras foram realizadas de forma online, ressaltando essa nova exigência legal, imposta pela Receita Federal do Brasil e os possíveis desafios internos e externos a serem superados pelos contadores, gestores e servidores públicos, para atender a conformidade tributária necessária e à implementação da EFD-Reinf nas entidades públicas.

O professor Éber Wesley Lemos de Queiróz, enfatizou a importância do tema para a categoria: “Todos estão muito preocupados com essas mudanças que a receita federal tem realizado. A partir de agosto é obrigatório encaminharmos duas novas obrigações acessórias, que é o E-social e o EFD Reinf. O governo federal previu na sua lei orçamentária para 2023, multas de R$ 2.000.000,00 por falhas nos envios do E social e EFD Reinf, ou seja, o governo federal sabe que os órgãos públicos vão errar, vão ser multados em relação a isso, então temos que nos capacitar para fazer corretamente as retenções, saber informar corretamente essas novas obrigações acessórias. O ideal é que qualifiquemos nossas equipes de contabilidade, departamento de recursos humanos, qualifique o controle interno também, em relação a essas mudanças. Precisamos saber reter corretamente esses impostos federais e contribuições, bem como também alimentar essas novas obrigações acessórias”.

O presidente do CRCPB, Rômulo Teotônio, destacou: “É de suma importância compartilhar com os profissionais de contabilidade e gestores públicos, a fim de qualificar e capacitar sobre as mudanças no E-social e o EFD Reinf, já que as novas mudanças acarretarão uma nova realidade para o setor público”.

O curso está no canal do CRCPB no YouTube, e conseguimos alcançar 253 contadores, por todo o território nacional.

#CRCPB #CASPPB