Audiência no CRCPB promove diálogo entre profissionais contábeis e secretário da Receita de João Pessoa

Mais uma audiência pública promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) agregou grande número de profissionais contábeis na noite de ontem, 18. O novo sistema para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, que será implantado no próximo mês de outubro, foi o tema das discussões. Para falar sobre o assunto, o secretário da Receita do Município de João Pessoa, Fábio Guerra, participou da audiência junto com sua equipe técnica. O evento teve o apoio do Sindicato de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Paraíba (Sescon-PB) e do Sindicato dos Contabilistas no Estado da Paraíba (Sincontab).

Mais de 60 pessoas participaram da audiência no plenário do CRCPB, entre representantes de classe, contadores e empresários contábeis. O presidente do Conselho, Gilsandro Macedo, e os conselheiros Brunno Sitônio, Rogério Fernandes e Iraúna Rocha também estiveram presentes. “Conseguimos realizar a audiência com o secretário antes da implantação da Nota Eletrônica. Esse processo de diálogo é uma conquista para a categoria”, disse Brunno Sitônio.

A partir de 1 de outubro deste ano, entrará em funcionamento uma nova versão do sistema para emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas, que terá conformidade com o padrão Sped (Sistema Público de Escrituração Digital). A mudança requer treinamento por parte dos profissionais que precisarão emitir tais documentos. “É muito importante o CRC trazer o secretário para esse diálogo, inclusive hoje foram esclarecidas várias questões. Vimos que a finalidade da prefeitura não pode ser de notificar os profissionais, mas de informá-los”, disse a empresária contábil Hayley Misael.

Secretário de Finanças do Município, Fábio Guerra

Para o secretário Fábio Guerra, a aproximação com os profissionais contábeis, através do Conselho, é de suma importância. “Precisamos também do apoio dos contabilistas pra nossas ações”, disse. Sobre a alteração no sistema na Nota Fiscal Eletrônica, o secretário acrescentou que ela representará uma redução de custos e de tempo para os contadores. “A intenção é fazer algo que atenda a todas as necessidades do setor”, disse.

“Uma mudança de sistema no porte do que está sendo feito é bastante impactante para nós contadores”, disse o empresário contábil Roberto Cavalcante, que participou da audiência. “É importante que a Secretaria nos ouça. Nesse momento, por exemplo, foram apresentadas demandas que não tinham sido pensadas por eles”, acrescentou. O presidente do Sescon, João Júnior, foi um dos apoiadores a audiência. Ele considerou que “é sempre positivo a gente promover esse tipo de evento, pois, na realidade quem executa todas essas operações são os contadores”.

Empresário contábil Roberto Cavalcante

No início desta semana já havia sido realizada uma audiência pública contábil no CRCPB. Os temas abordados na última segunda-feira, 16, foram Procedimentos de Fiscalização da Profissão Contábil e Honorários Contábeis. Os assuntos foram discutidos com os fiscais-contadores do Conselho. O objetivo das audiências contábeis é a formação de um documento denominado Carta do Contabilista, que será entregue aos órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal, contendo requerimentos, sugestões, críticas de toda a classe.