Assembleia Legislativa realiza sessão especial homenageia profissionais da contabilidade

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou nesta sexta-feira sessão especial em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, proposta pelo deputado Janduhy Carneiro, que justificou a iniciativa pela valiosa contribuição dada pela categoria ao estado e ao País, merecedora de respeito e admiração. Ele lembrou da parceria firmada com o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, quando presidente da Comissão de Constituição e Justiça da “Casa de Epitácio Pessoa”.

Através dela, o Órgão tinha acesso e opinava nas matérias sobre legislação tributária, sugerindo e fornecendo elementos para que os parlamentares melhor fundamentassem seus posicionamentos. “Espero que a atual presidente da CCJ dê continuidade a essa parceria”, afirmou durante pronunciamento que culminou com a exibição de vídeo mostrando a cronologia histórica da contabilidade.

Importância do sistema

Ao agradecer a homenagem, o presidente do CRC-PB, Glaydson Trajano Farias destacou que a  contabilidade representa para a cidadania o principal instrumento de controle e acompanhamento das ações e das políticas públicas, materializadas na correta aplicação dos recursos públicos, na condução ética da gestão e na obrigação dos gestores públicos de prestar contas.

“Como sistema de informações específico, ela vem incorporando novas metodologias e recuperando seu papel, adotando parâmetros de boa governança, demonstrando a importância de um sistema que forneça o apoio necessário à integração das informações macroeconômicas e à consolidação das contas dos entes e entidades”, lembrou.

Já o presidente da Associação dos Contadores Públicos da Paraíba, Elinaldo Barbosa, lamentou a ausência de representantes do Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas e outros órgãos de fiscalização, destinatários dos serviços executados pela classe, a exemplo de controle de preços, balanços e perícias contábeis, prestações de contas . Por sua vez, o presidente do Sescon-PB, Joelmarx Sobrinho, advertiu sobre a necessidade de valorização da profissão e combate ao aviltamento de honorários.

Homenagem póstuma

No final da sessão, o vice-presidente administrativo do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, Garibaldi Dantas usou da palavra para fazer uma homenagem póstuma à ex-presidente da Aspecont-PB, Genilsa Barros, lembrando de sua disposição de trabalho, voltada à capacitação e qualificação de estudantes e profissionais do setor, através de cursos e simpósios.

Estiveram presentes, dentre outras autoridades, o vereador pessoense Sérgio da Sac, a conselheira federal Teresinha Carvalho e os presidentes do Sindicato dos Contabilistas da Paraíba e da Associação dos Contabilistas de Campina Grande, respectivamente, Láercio Braga e Cícero José das Neves

08.05.15 - Homenagem ao Dia do Contador - ©nyll pereira (155) cópia