Ano da Contabilidade no Brasil é lançado na Assembleia Legislativa da Paraíba

Mesa da Sessão Especial em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade
Mesa da Sessão Especial em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

Na manhã desta sexta-feira, 14, uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) marcou o lançamento da campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil. A propositura da sessão foi do deputado Janduhy Carneiro, que também fez alusão ao dia 25 de abril, data em que se comemora o Dia dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. A sessão já havia sido anunciada desde o mês de abril ao Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB).

Presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo

“É com alegria que nós recebemos a homenagem da Assembleia Legislativa. Esta é, também, a demonstração de que o CRCPB busca um bom relacionamento com as entidades públicas”, disse o presidente do Conselho, Gilsandro Macedo. Ele acrescentou que o reconhecimento da importância da profissão contábil por parte dos deputados da ALPB se estende a toda classe política. “O CRCPB tem buscado, e obtido êxito, mostrar que a Contabilidade é primordial para o desenvolvimento do país. Também os vereadores e outras entidades paraibanas prestaram homenagens à categoria”.

Estiveram à mesa solene, além do presidente Gilsandro Macedo, o deputado Jandhy Carneiro, representando o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo; o deputado federal Damião Feliciano; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Oscar Mamed, representando Fábio Nogueira, presidente do órgão; a contadora geral do município de João Pessoa, Rosário Montenegro, representando o prefeito Luciano Cartaxo; o professor Paulo César Pereira, coordenador do curso de Ciências Contábeis do Unipê; o conselheiro federal Edson Franco, representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Carneiro; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, João Júnior; o auditor Rodrigo Paiva, representando Fábio Araújo, presidente da Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU-PB); e o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Aderaldo Leite.

Também estiveram presentes na sessão especial os conselheiros do CRCPB Glaydson Trajano, vice-presidente de Administração; Brunno Sitônio, vice-presidente de Desenvolvimento Institucional; Rogério Fernandes, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; Adilis Rocha, vice-presidente de Controle Interno; Iraúna Rocha; Carlos Ronaldo Porto; Genilsa de França; Fernando Augusto Gomes; José Cleomar de Sousa; Paulo Gildo; Maria Joedula Guimarães; Maria do Socorro Alves.

Os representantes das Delegacias Regionais do CRCPB José Anchieta Barros, de Sumé; Joaquim Valeriano, de Itaporanga; Lourdes da Silva, de Monteiro; e Maria do Socorro, de Pombal, também estiveram presentes na sessão especial desta sexta-feira. A Comissão do Jovem Contabilista e Integração Estudantil do Conselho foi representada por Rômulo Teotônio e Diego Aquino.

Foram registradas, também, as presenças de Francisco Assis, diretor de Relações do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACOM) na Paraíba; Laércio Braga, presidente do Sindicado dos Profissionais da Contabilidade na Paraíba; Aderaldo Gonçalves, presidente da Junta Comercial da Paraíba; Geraldo Alves, da Associação dos Peritos Contadores do Estado da Paraíba; e João Junior, do Sindicado das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Paraíba (Sescon-PB).

Lançamento do Ano da Contabilidade na ALPB

Profissionais da Contabilidade paraibanos foram prestigiados no mês de abril

Para celebrar o 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade, o CRCPB promoveu campanhas publicitárias em rádios e jornais do Estado, palestra na sede do Conselho, além de anunciar convênios com empresas de plano de saúde e seguro de responsabilidade civil. Para o presidente da entidade, Gilsandro Macedo, “é necessário trabalhar incansavelmente na busca da valorização da nossa profissão, para colocá-la no posto que é merecido”.

Ainda no mês de abril, a Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa ofereceu uma Moção de Reconhecimento à classe contábil paraibana. Os vereadores Sérgio da SAC e Raoni Mendes foram os propositores. Este último também esteve presente na Reunião Ordinária do Conselho, no dia 25, em homenagem aos profissionais e ao ex-presidente da entidade Bartholomeu Colaço, falecido no mês de março.

A assinatura do convênio com a cooperativa médica Unimed foi feita durante a Reunião Plenária do dia 25. Agora, os profissionais paraibanos poderão contratar um plano de saúde com até 40% de desconto. Ainda durante a Plenária, foi anunciado o convênio com a Forster Seguros. Trata-se de uma seguradora que oferece cobertura financeira em casos de reclamações feitas por terceiros sobre possíveis falhas na prestação dos serviços dos contadores ou técnicos.

Ainda no mês de abril, a Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa ofereceu uma Moção de Reconhecimento à classe contábil paraibana. Os vereadores Sérgio da SAC e Raoni Mendes foram os propositores. Este último também esteve presente na Reunião Ordinária do Conselho, no dia 25, em homenagem aos profissionais e ao ex-presidente da entidade Bartholomeu Colaço, falecido no mês de março.

A mídia paraibana também esteve envolvida durante a semana do Profissional da Contabilidade. Através de anúncios publicitários em rádios e jornais, por dez dias, e da participação de conselheiros em programas de emissoras locais de televisão, o CRCPB levou à sociedade mais informações sobre a importância da classe contábil. Na sede do Conselho, a logo do Ano da Contabilidade no Brasil estampa, desde o final de março, toda a fachada do prédio. Também no corredor, a logomarca anuncia o Ano ao grande fluxo de profissionais que visitam a entidade no projeto de Educação Continuada Quintas do Conhecimento.

Somando-se às iniciativas do Conselho, a classe contábil foi homenageada no Jantar dos 100 Maiores Contribuintes da Paraíba, onde também estiveram presentes representantes políticos do Estado. O dia 25 de abril foi escolhido pelos organizadores do evento por ser o Dia do Profissional da Contabilidade. Gilsandro Macedo, presidente do CRCPB, foi convidado à mesa solene, junto ao governador Ricardo Coutinho e outras autoridades. Durante o jantar foram concedidos os prêmios Desempenho Contábil, Gestor Público do Ano, Melhor Gestor Empresarial, Empresa do Ano e Empresário do Ano.

“Todo dia é dia de parabenizar o profissional da Contabilidade. Ele é indispensável para o processo de desenvolvimento pelo qual o país passa. O profissional contábil, principalmente o paraibano, está de parabéns pelas ações e pela busca constante pelo conhecimento”, finalizou o presidente Gilsandro Macedo.