Assembleia Legislativa comemora Dia do Profissional da Contabilidade

Dando continuidade as comemorações referentes à Semana do Profissional da Contabilidade, foi realizada, no dia 26 de abril, Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. Com o deputado Edmilson Soares presidindo os trabalhos, a mesa foi composta pelo deputado Janduhy Carneiro, autor da propositura, Gilsandro Costa de Macedo, presidente do CRCPB, Joelmarx Sobrinho, vice-presidente do Sescom-PB, Laércio Braga, presidente do Sincontab-PB, Garibaldi Dantas Filho, representando a Astecont-PB.

O deputado Janduhy Carneiro destacou que “não se pode pensar em uma empresa sem o profissional da contabilidade” por sua presença estratégica no cenário contemporâneo, contribuído pelo sistema econômico. Ressaltou que os contadores, antigamente, eram meros escrivães e, nos dias de hoje, são responsáveis por prestar contas de sua própria atividade, agindo no fator mais complicado da sociedade, o dinheiro.

Em seguida, o presidente do CRCPB iniciou seu discurso agradecendo a todos e destacou que se sente muito honrado em representar a classe. Relatou trechos da Bíblia, que comprovam que o controle dos ativos era uma prática comum desde aquela época, até chegar ao momento histórico em que o Senador João de Lyra Tavares instituiu o Dia do Contabilista, em 1926. Gilsandro ainda observou que “os profissionais contábeis são verdadeiros guerreiros, atentos aos desafios e a superá-lo”, fazendo alusão ao surgimento das empresas particulares, que tornaram as operações econômicas mais complexas, passando a exigir atenção às mudanças trazidas pela globalização. Ao final, reverenciou esses profissionais que lutam contra a fraude e a corrupção.

Além de Laércio e Garibaldi, foi concedida a palavra à contadora Hayley Mizael, representando as mulheres contabilistas, e Michael Ângelo, assessor do deputado propositor.

Profissionais da Contabilidade presentes no evento

Thaís Garcia

Ascom PB