Ampla programação marca ‘Semana do Contador ‘ em Campina Grande

Palestras, homenagens, lançamento e momentos de confraternização marcaram a ‘Semana do Contador’, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) entre os dias 19 e 22 de setembro na cidade de Campina Grande em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Paraíba (Sescon-PB), a Associação Profissional dos Contabilistas de Campina Grande e a revista Contadores em Ação.

O presidente do CRCRPB, Gilsandro Costa de Macedo saudou os presentes ressaltando a relevância da realização de eventos que possam dar cada vez mais amplitude e destaque para a atuação dos profissionais da Contabilidade. Gilsandro falou também sobre as ações implementadas pela entidade desde o início deste ano.

“A educação continuada é um dos pilares de nossa gestão e com a realização de seminários, fóruns, simpósios e do ‘Quintas do Conhecimento’, estamos ofertando informação gratuita e conhecimento de forma gratuita e sistemática nas diversas regiões do Estado, o que nos orgulha e motiva”, afirmou o presidente do CRCPB.

O vice-presidente administrativo do CRCPB, Glaydson Trajano Farias também ocupou a tribuna na ocasião para tratar das iniciativas da entidade, sobretudo, em Campina Grande. “A conquista da sub sede na cidade merece ser comemorada e é um dos marcos. Acredito que em breve teremos ela construída com espaço amplo e funcional.Começamos a implantar projetos e parcerias que já tem nos dado bons resultados”, avaliou Glaydson.

Na abertura do evento, o ex-ministro da Previdência e ex-secretário Executivo do Ministério da Fazenda Nélson Machado foi homenageado pelo CRCPB e destacou o papel fundamental dos profissionais contábeis no contexto brasileiro. “Os contadores desse país  tem uma missão enorme pela frente. Principalmente a partir dos últimos anos nos quais estamos vivendo um novo momento na Contabilidade no Brasil, que é a adesão às normas internacionais de Contabilidade. O IFRS é hoje uma realidade nesse país”, disse Machado.

De acordo com ele, o setor público também caminha para a adoção das normas internacionais de Contabilidade e nesse sentido os CRC’s e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) têm atuado fortemente para difundir as novas ideias e as novas tecnologias. “O que traz uma responsabilidade ainda maior para os nossos contadores. Já que vamos deixar de lado a visão tradicional e passar a ter julgamento sobre os valores que estão sendo assinalados, exigindo uma grande capacidade de treinamento e de informação. Mas nesse sentido estou tranquilo porque as nossas entidades estão capacitadas para proporcionar isso”, acrescentou.

O senador Cássio Cunha Lima fez uma participação especial no evento na quinta-feira (20.09). Ele abordou, entre outros temas, a questão dos ciclos vividos pelo Brasil, ressaltando dois aspectos do quarto ciclo, o qual é vivenciado na atualidade, que é a competitividade e a modernidade. “Fiquei muito honrado com o convite, exatamente dado a esse aspecto de relevância dos contadores na sociedade brasileira, tanto no setor público, em que a presença do contador é decisiva para o êxito de uma administração, seja ela municipal, estadual ou mesmo federal, para o cumprimento das normas legais, o cumprimento de metas, como também no setor privado”, disse.

O parlamentar colocou-se na ocasião à disposição das entidades representativas para ouvir as reivindicações e as demandas, não só ao tocante à atividade do profissional contábil, mas também no que diz respeito às grandes reformas no Brasil, notadamente a reforma tributária. “Acredito que ouvir o profissional, conhecer de perto suas demandas é a melhor forma de contribuir e essa minha disposição está posta a partir da participação no evento”, declarou Cássio Cunha Lima.

Educação continuada

Com foco sempre na qualificação e capacitação profissional, o CRCPB ofertou momentos singulares aos participantes da ‘Semana do Contador’ com as palestras do auditor Tributário Estadual e professor de Direito Tributário, Jurandi Eufrasino de Sousa e do auditor fiscal da Receita Federal e Supervisor do Sped Contribuições, Jonathan José Formiga.

Jurandi Eufrasino abordou a temática “TI Fiscal – Segurança e riscos de uma Lan-office imposta”. O palestrante enfatizou o fato do momento atual ser oportuno para que seja dado o caráter de pedagogia à malha fiscal, inclusive em razão da Assembleia Legislativa da Paraíba estar apreciando um projeto de lei que regulamenta toda a contenda administrativa do Estado.

Já Jonathan José Formiga falou sobre Sped Contribuições 2013. Segundo ele, a competitividade está influenciando o trabalho diário quanto aos tributos nas medida em interfere com a gradual transformação do custo do Brasil em relação à folha salarial. “Com a substituição da contribuição sobre a remuneração do empregado para um percentual sobre a Receita, o Plano Brasil maior objetiva, entre outros aspectos inserir a competitividade na indústria nacional, de forma que ela possa contratar mais porque não vai ter esse custo na contratação”, explicou Jonathan.

Um dos destaques da ‘Semana do Contador’ foi o lançamento da revista Contadores em Ação, no Clube da Bolsa e que contou com um jantar comemorativo, no qual os presentes puderam se confraternizar. A programação do evento foi encerrada no sábado (22.09) com a celebração de uma Missa em Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Campina Grande.