À Presidência da República: Conselhos Regionais de Contabilidade assinam documento solicitando avaliação da MP sobre carreira de contador público federal

Presidente do CRCPB, Gilsandro Macedo, assina documento solicitando avaliação da MP sobre carreira de contador público federal

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Gilsandro Macedo, assinou documento solicitando empenho da Presidência da República e do Senado para a avaliação da Medida Provisória (MP) sobre a carreira do contador público federal. O texto foi elaborado pelo Conselho do Distrito Federal (CRC-DF) e assinado por parte dos presidentes dos Regionais de Contabilidade, na última quinta-feira, 23, durante a XIV Convenção de Contabilidade do estado do Rio Grande do Sul.

O documento foi apresentado na reunião dos presidentes do sistema CFC/CRCs, que aconteceu paralelamente à Convenção no sul do país. Adriano Marrocos, presidente do CRC-DF, trouxe a proposta da assinatura do documento pelos Conselhos para cobrar agilidade no processo, recomendando que a Medida seja assinada antes do mês de agosto. “Neste momento, estamos pedindo à Presidência da República, ao Senado e à Câmara dos Deputados que empenhem mais esforços para que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) agilize a sua análise, pois já estamos com o processo lá desde o mês de janeiro”, explicou Adriano Marrocos.

O texto, que apresenta um histórico de toda a construção da MP, será apresentado também à Casa Civil da Presidência da República e ao Tribunal de Contas da União. A agilidade na avaliação por parte do Mpog está sendo cobrada, entre outras coisas, porque a Medida foi entregue completamente construída e revisada por assessores legislativos. Além disso, o objetivo é que ela seja aprovada no Congresso em tempo hábil para se encaixar no orçamento de 2014.

Assembleia Legislativa da Paraíba discute a Medida Provisória de apoio à carreira de Contador Público Federal.

Deputados discutem, na Paraíba, Medida Provisória sobre a carreira de contador público federal

Paralelamente à assinatura do documento, acontecia na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) a sessão especial, proposta pela deputada estadual Iraê Lucena (PMDB), que discutia o mesmo tema: a MP que prevê fortalecimento dos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Contabilidade e de Custos do Poder Executivo Federal.

O conselheiro do CRCPB Iraúna Rocha representou o presidente Gilsandro Macedo e falou, na tribuna da casa, em nome dos profissionais da Contabilidade da Paraíba. O presidente do Conselho Paraibano não pôde estar presente à sessão, mas ratificou: “Apoiamos à causa dos profissionais da Contabilidade que atuam no poder público federal. O CRCPB continuará a dedicar esforços para que toda a classe seja reconhecida e valorizada pelos órgãos públicos e pela sociedade”.

Conselheiro do CRCPB Iraúna Rocha representou o presidente da entidade, Gilsandro Macedo

Ao final da sessão, ficou definido que será elaborada, pelos representantes paraibanos, uma carta que deverá ser encaminhada à ministra do Planejamento Mirian Belchior. “Queremos que a ministra encaminhe essa Medida Provisória para ser apreciada e tramitada dentro do Congresso”, disse a deputada Iraê Lucena. “Nós estamos também pedindo o apoio de vários parlamentares, entre deputados e senadores. A ALPB está saindo na frente, juntamente com os Conselhos Regionais onde começou a mobilização”, acrescentou.

O deputado estadual Janduhy Carneiro (PEN) e o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) também estiveram presentes à sessão. Este último fez uso da tribuna para propor a união aos parlamentares federais paraibanos em prol da causa: “Essa é uma discussão importante para o momento, e acredito que temos que nos mover para chegarmos ao objetivo”, disse.