Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba Realiza Primeiras Reuniões Regimentais das Câmaras do Ano

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba deu início às suas atividades do ano com as primeiras reuniões regimentais das câmaras, marcando o início de um novo ciclo de trabalho e discussões sobre os rumos da contabilidade na região.

Neste mês, o Presidente do CRCPB, Abelci Daniel, esteve presente na abertura das reuniões e aproveitou a oportunidade para desejar um bom trabalho a todos os conselheiros e servidores, e destacar a importância do comprometimento e colaboração para o sucesso das iniciativas do Conselho.

Na tarde do dia 24 deste mês, a Câmara de Fiscalização deu início com os Procedimentos a ser adotado da fiscalização de profissionais e organizações contábeis em relação as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC); Atualização sobre os procedimentos e metas da fiscalização; Modificações nos procedimentos de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para o exercício de 2024; Abordagem das Principais NBCs e Resoluções advindas do CFC e julgamentos de Processos.

Em seguida, a Câmara Administrativa discutiu sobre as demandas de férias dos colaboradores, Edital de Chamamento Público para aquisição da nova sede do Regional, entre outros assuntos.

Já a Câmara Técnica deu início com a Minuta do PDTI – Biênio 2024-2025, com os destaques: Relatório da pesquisa de satisfação 2023; Relatório Ouvidoria 2023; Minuta da atualização do Plano de Integridade – Biênio 2024-2025; Relatório da Comissão de Conduta 2023 e Revisão de Normas.

No dia 25, a Câmara de Controle Interno deu continuidade as reuniões, onde houve a apreciação dos demonstrativos da contabilidade. Os membros ainda ouviram os relatos dos setores de tesouraria, cobrança, compras, patrimônio e diretoria para fazer algumas recomendações.

Logo após, houve a reunião da Câmara de Desenvolvimento Profissional, iniciando com a Apreciação e aprovação da ata da 12ª Reunião, realizada em 11/12/2023. Ainda foi pauta o Programa de Educação continuada, os indicadores e apresentação do calendário dos eventos que serão realizados até junho de 2024, entre outros assuntos.

E por fim, a Câmara de Registro, pôde analisar os processos da Câmara de Registro do mês de janeiro 2024 e também foi discussão, as orientações advindas das Resoluções CFC 1.707/23 que dispõe sobre o registro profissional dos contadores e dos técnicos em contabilidade e da Res. CFC 1.708/23 que dispõe sobre o registro das organizações contábeis, na ocasião, também discutiram sobre as propostas e metas para o exercício de 2024.

Assessoria de Comunicação do CRCPB