75 ANOS – História do CRCPB

O conselho Regional de Contabilidade da Paraíba foi criado através do Decreto-Lei 9.295, de 27 de maio de 1946, e sua instalação aconteceu um ano depois, em 1947. O primeiro presidente foi o contabilista Geraldo Brígido Borba (1947/1948).

O CRC-PB passou por diversas presidências, funcionado até o ano de 1962, quando sua jurisdição foi transferida para o CRC de Pernambuco, por força da resolução CFC n° 62, de 06/12/1962 e Resolução CFC n° 163/1962, assinada pelo Presidente Eduardo Foréis.

As consequências negativas sobre a dependência de outro estado causaram prejuízos fiscalizadores à categoria profissional e no desenvolvimento do trabalho. A todas as dificuldades incluiu-se o cancelamento inesperado da Carta Sindical através do ato do Ministro do Trabalho,Jarbas Passarinho, em 13 de novembro de 1967. Em decorrência desta decisão houve a impossibilidade de retomar o Regional à Paraíba, contudo, a classe contábil continuou insistindo em reuniões, e publicando sua atuação em todos os meios de comunicação disponíveis e alcançáveis.

No ano de 1970, com posse do Contador Ivo Magalhães de Oliveira como presidente do CFC, secretariado pelo paraibano Sílvio Romero – que também sofria o desprestigio da ausência do CRC no estado da Paraíba -, foi determinado ao CRC-PE à instalação de uma Delegacia Regional no Estado da Paraíba, em 13 de junho de 1970. Restaurando-se então o CRC-PB.

Desde então, o CRC-PB já foi dirigido por diversos profissionais de contabilidade. A tarefa de reorganização e fiscalização foi imensa, devido a demanda de serviços crescente, por consequência a adesão da sede própria, em substituição da alugada, aconteceu em 06 de Setembro de 1972, no centro de João Pessoa.