16 º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

interna

Publicado Edital do Exame de Qualificação Técnica de 2016

O Conselho Federal de Contabilidade publicou no dia 30 de março, o extrato do edital do 16º Exame de Qualificação Técnica (EQT), cujas provas possibilitam o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, que habilita os contadores para atuarem como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados. O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), neste dia 30, na seção 3, página 184. As inscrições para o Exame estarão abertas no período de 16 de maio a 30 de junho e poderão ser feitas no site do CFC – o link estará disponível durante o período de inscrições.

A taxa, para cada uma das provas, será de R$150,00. Realizado uma vez por ano, o EQT é composto por quatro provas: de Qualificação Técnica Geral; específica para os contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM); específica para os contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB); e específica para os contadores que desejam trabalhar em auditoria de sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os contadores que pretendam atuar em auditoria de instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários, pelo Banco Central do Brasil ou pela Superintendência de Seguros Privados, além da prova de Qualificação Técnica Geral, também deverão se inscrever para a prova específica.

As provas do 16º Exame serão realizadas no mês de agosto, nas seguintes datas: dia 22, Qualificação Técnica Geral, dia 23, específica para CVM; dia 24, específica para Banco Central; e, dia 25, específica para Susep. Todas as provas serão aplicadas das 14h às 18h, horário de Brasília-DF.

O Edital e o detalhamento dos conteúdos programáticos estão disponíveis no portal do CFC www.cfc.org.br.