Segundo dia de Sincasp tem debates sobre temais atuais

O segundo dia do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp), promovido pelo CRCPB, trouxe as palestras dos professores Marilson Dantas e João Eudes Bezerra. O evento, que acontece no Tribunal do Contas do Estado da Paraíba, reuniu cerca de 250 contadores que atuam no setor público e profissionais de outras áreas na manhã e tarde desta quinta-feira, 12.

Pela manhã, o professor doutor e pesquisador Marilson Dantas esclareceu questionamentos do público acerca do tema Controle Social e Gestão de Custos no Setor Público. A palestra teve como debatedor o contador público Elinaldo Sousa. Em seguida, o professor João Eudes Bezerra trouxe uma explanação sobre as Demonstrações Contábeis do Setor Público apresentando uma proposta de Indicadores para Auditoria e Gestão.

No turno da tarde, a palestra sobre Gestão do Regime Próprio da Previdência e sua Contabilidade foi ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal Otoni Gonçalves Guimarães. Como debatedor, o contador Ricardo Wagner, da Controladoria Geral da União. Encerrando as palestras desta quinta-feira, o professor Vitor Maciel apresentou a palestra As Irregularidades Auditadas nos Demonstrativos Contábeis no Setor Público, junto ao contador público Paulo Gildo de Oliveira.

Uma moção de agradecimento foi entregue pelo CRCPB ao contador José Carlos Farias de Barros, pelos serviços prestados à Contabilidade paraibana. José Carlos foi contador geral do estado da Paraíba durante duas gestões e hoje é auditor fiscal da Fazenda e contador geral do município de Campina Grande. A vice-presidente de Administração, Vilma Pereira, e o presidente do Conselho, Garibaldi Dantas Filho, fizeram a entrega da moção.

Durante os intervalos, os participantes do evento puderam participar de sorteios de brindes e brincadeiras promovidas pelos apoiadores do Sincasp. Foram registradas as presenças conselheiros e ex-conselheiros do CRCPB durante todo o dia.

Veja mais fotos em: