Primeiro dia do Conexão Contábil Nacional em Campina Grande-PB

O Conexão Contábil Nacional teve início na manhã desta terça-feira (6). O evento, marcado para os dias 6 e 7 de junho, reúne, nesta edição, mais de 800 pessoas. A iniciativa é idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB) e acontece no formato híbrido, sendo a parte presencial em Campina Grande/PB. Aqueles que quiserem acompanhar o evento a distância, podem assistir à programação pelo canal do CFC no YouTube.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do CFC, Aécio Dantas; do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Daniel Mesquita Coêlho; do presidente do CRCPB, Rômulo Teotônio de Melo Araújo; e do representante do governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, e do Secretário de Estado da Fazenda da Paraíba (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, no evento, Rômulo Agra Tavares.

O anfitrião do encontro, o presidente do CRCPB, Rômulo Teotônio, enalteceu a capacitação oferecida no evento, a troca de experiências entre os participantes do Conexão Contábil e o fortalecimento da profissão. O contador destacou a relevância da busca constante por conhecimento e a essencialidade dos profissionais da contabilidade para os avanços na sociedade. “Cada um de nós tem um papel crucial na construção de uma Contabilidade sólida e confiável. Somos parte de uma profissão que desempenha um papel fundamental na transparência e na prestação de contas e no fortalecimento das organizações e da economia como um todo. Essa responsabilidade exige que cultivemos a humildade e a gratidão como pilares da nossa atuação diária”, pontuou.

Já Rômulo Tavares falou sobre a parceria entre o CRCPB e a Secretaria de Fazenda da Paraíba, por meio do apoio às atividades dos profissionais da contabilidade, participação em eventos e apoio técnico fornecido pelo Conselho. “O contador é essencial no relacionamento empresa/Fisco”, afirmou.

Dando continuidade à solenidade, durante as suas palavras, o presidente do CFC explicou qual são os diferenciais do Conexão Contábil. “Procuramos trazer uma programação que aborda temas variados, não só aqueles que estão voltados para o nosso dia a dia, mas tudo aquilo que a profissão precisa realmente se apropriar para poder vencer os obstáculos e os desafios da nossa carreira”. E completou: “A gente segue conectando ideias, ideais, conhecimento e, principalmente, conectando pessoas. Talvez seja esse o principal motivo da realização desse evento pós-pandemia”.

O presidente do CFC ainda citou alguns benefícios da profissão para a sociedade, como a promoção da cidadania, do bem-estar social, da conformidade, assim como a luta pela transparência, pelo desenvolvimento sustentável do país, transformando a vida de pessoas. O contador também falou que deseja que a Contabilidade “seja hoje e sempre a ciência da verdade”.

O Conexão Contábil é um espaço para a promoção da Educação Profissional Continuada, composto de uma série de eventos, realizados gratuitamente e no formato híbrido, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC. A iniciativa é organizada pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade.

Por Lorena Molter
Comunicação CFC