Evento vai discutir sobre o impacto da pandemia na escrituração contábil das entidades desportivas

A 7ª edição do Circuito Técnico, evento on-line promovido pela Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), será realizada no dia 18 de dezembro, às 9h, e irá reunir um time de especialistas para discutir sobre o tema: “Impacto da pandemia na escrituração contábil das entidades desportivas”. Gratuitas, as inscrições estão abertas no Sistema de Eventos do CFC (acesse: https://www2.cfc.org.br/sisweb/sgewebsgi/).

A série de eventos denominada Circuito Técnico tem a finalidade de compartilhar, com os profissionais da contabilidade, o debate sobre temas que estão tramitando na Câmara Técnica do CFC.

A próxima edição irá contar com a moderação do contador Glaydson Trajano, conselheiro do CFC e membro do Grupo de Estudos (GE) de Entidades Desportivas, instituído pelo CFC para revisar a norma Interpretação Técnica Geral (ITG) 2003 (R1).

Os debatedores escalados para o 7º Circuito Técnico também são membros do GE: Roberto Aurélio Merlo, vice-presidente Técnico do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), e o contador e auditor Luiz Gonçalves de Oliveira Júnior. Ambos possuem experiência profissional em contabilidade de entidades desportivas.

A abertura do evento irá contar com a apresentação do presidente do CFC, Zulmir Breda, e do presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFut), Thiago Froes. Também irão participar o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, e o gerente de Licenciamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ênio Gualberto.

Certificado e pontuação

Os participantes do 7º Circuito Técnico terão direito a certificado do evento, mas, para isso, é necessário se inscrever no Sistema de Eventos do CFC e assistir ao webinar por meio da plataforma on-line.

Com carga horária de 1h30, o Circuito Técnico deverá ter pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.

Também haverá transmissão simultânea pelo canal do CFC no YouTube (www.youtube.com/CFCBSB). Porém, os organizadores esclarecem que, para ter direito ao certificado, é necessário se inscrever e acompanhar o evento pela plataforma Zoom.

Contexto: norma em revisão

A norma Interpretação Técnica Geral (ITG) 2003(R1) – Entidade Desportiva está passando por processo de revisão, a cargo do GE Entidades Desportivas. Esse normativo serve de base para a elaboração das demonstrações contábeis dos clubes de futebol e das demais entidades desportivas do País.

A ITG foi publicada pelo CFC em 2013 e passou por uma primeira revisão em 2017. Porém, foi identificada a necessidade de se realizar um novo processo de atualização do conteúdo.

No final de 2019, o GE elaborou a Orientação Técnica Geral (OTG) 2003, baseada na ITG, para auxiliar na preparação dos demonstrativos contábeis das entidades desportivas.

CFC

Evento vai discutir sobre o impacto da pandemia na escrituração contábil das entidades desportivas