Empoderamento e Empreendedorismo feminino são discutidos no Encontro da Mulher Contabilista

a

O VIII Encontro Paraibano da Mulher Contabilista foi realizado na manhã deste sábado, 12, na cidade de João Pessoa. O auditório do Sebrae sediou o evento que reuniu contadores, técnicos e acadêmicos da Contabilidade. O tema do Encontro – Empoderamento e Empreendedorismo – foi escolhido por estar dentro dos sete princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da igualdade de gênero em todas as atividades sociais e econômicas. A Comissão Paraibana da Mulher Contabilista, vinculada ao CRCPB, foi a organizadora do evento.

O presidente da Trevisan Escola de Negócios e da Trevisan Editora, Antoninho Trevisan, veio à Paraíba para participar do Encontro. Sua palestra, “O Empreendedorismo para os Profissionais Contábeis”, foi a primeira apresentação da manhã. O também contador Trevisan apontou os desafios e oportunidades da profissão contábil e fez reflexões junto aos participantes sobre o atual cenário brasileiro.

A segunda palestra do evento foi realizada pela consultora Anne Kiepe, com o tema Mudar não é Preciso. Kiepe é formada em arquitetura e química industrial, trainer em Programação Neurolinguística e tem como lema “treinar fazendo a diferença e proporcionando uma experiência especial aos participantes”.

Com narrativas bastante emocionantes, um talk show deu sequência à programação. Mulheres de destaque em diversas áreas de atuação foram convidadas para debater sobre a realidade da inserção da mulher no mercado de trabalho. Elas apresentaram os caminhos que percorreram e as transformações que hoje conseguem produzir na sociedade.

A jornalista Andrea Barros mediou o talk show. Entre as convidadas, estiveram a secretária de Finanças do estado da Paraíba, Amanda Araújo Rodrigues; a contadora Poliana Arnoud; a vice-presidente da Associação Sereias da Penha, Aurizete de Brito; a empresária Geórgia Lima; e a presidente da Associação de Pedra Lavrada, Rozimere Oliveira.

O evento contou ainda com a realização de ginástica e dança, um café da manhã servido aos participantes, apresentação musical, sorteio de brindes doados por apoiadores e patrocinadores e um brunch, que foi oferecido ao final do evento. Também houve a entrega oficial das portarias das integrantes a Comissão Estadual da Mulher Contabilista.

Compuseram a mesa solene do evento o presidente do CRCPB, Garibaldi Dantas Filho; a auditora de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) Cristiana de Melo França, representando o presidente do TCE-PB, Arthur Cunha Lima; a chefe da Casa Civil da Paraíba, Paula Laís de Oliveira, representando o governador do Estado, Ricardo Coutinho; o auditor da Receita Federal do Brasil Francisco Leite Duarte; representando o delegado titular da Receita, Marialvo Laureano; o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim; o presidente da Junta Comercial da Paraíba, Aderaldo Gonçalves; e a presidente da Comissão Paraibana da Mulher Contabilista, Joseane Targino.