Conheça Rômulo Teotônio, vice-presidente de Administração do CRCPB

 

Através da pauta da Educação, o contador Rômulo Teotônio tem desempenhado fundamental papel na Contabilidade da Paraíba nos últimos cinco anos. Hoje, junto ao Conselho Diretor do CRCPB, sua atuação ganhou força e trouxe à entidade novas ideias e possibilidades para a classe contábil do estado. Com apenas 37 anos, é o mais jovem vice-presidente do Conselho, atuando na pasta de Administração. É natural da cidade de Gurinhém – PB, graduado em Ciências Contábeis desde 2013, sócio-diretor de uma empresa de Contabilidade e presidente do Instituto Paraibano de Estudos Contábeis (Ipec).

Em uma breve entrevista, o conselheiro fez um panorama do que é pretendido durante sua gestão no CRCPB.

👤Você desempenhou, recentemente, a função de presidente interino durante 20 dias e é responsável pela pasta de Administração do Conselho. Quais desafios esse cargo tem lhe apresentado?
🗣A vice-presidência Administrativa regimentalmente substitui o presidente em suas ausências e auxilia no desempenho das suas funções. Parece simplório, mas as demandas, atribuições, os controles, regramentos, são inúmeros! O que acarreta uma dedicação aos estudos e execução dos trabalhos, afinal a responsabilidade é muito grande também.

👤Você se mostrou atuante e sensível às causas relacionadas à Educação. O que pretende fazer durante a gestão para fomentar ações nesse campo?
🗣Pretendemos trazer para classe contábil paraibana palestras e cursos quase sempre gratuitos, ou com valores módicos. Acreditamos que a valorização da profissão se dá através da Educação Continuada. O profissional da Contabilidade possui um conjunto de normas ao qual deve estar atento. São de natureza contábil, tributária, obrigações acessórias, enfim, diversas que sofrem atualização quase que diariamente. Portanto, não pode ser diferente, a Educação Continuada é o caminho.

👤Ao longo do tempo, o Conselho esteve, por vezes, sob uma visão equivocada por parte de profissionais da Contabilidade que o enxergavam com uma entidade meramente fiscalizadora e punidora. Como resgatar sua imagem positiva?
🗣O CRCPB é uma entidade pública que tem seu papel definido por Lei, que é basicamente de registrar, fiscalizar e promover a Educação Continuada. Portanto, os conselhos não podem deixar de realizar nenhuma delas, sob pena de descumprimento de Lei. Para o profissional ter uma boa imagem dos conselhos ele precisa sentir que aquela anuidade que ele pagou serviu não somente para fazer seu registro e fiscalizar a ele próprio, mas sim como um retorno direto em educação de qualidade que agregue ao seu dia a dia profissional, seja como auditor, perito, contador em empresas, contador em escritórios, como empresário da Contabilidade, enfim, na sua área de atuação.

👤Como você gostaria que essa gestão fosse lembrada?
🗣Como uma gestão que mudou os panoramas atuais no quesito de Educação Continuada e ainda uma gestão que lutará pela defesa das prerrogativas do profissional da Contabilidade.