Ação social é promovida pelo voluntariado da classe contábil da Paraíba

O voluntariado da classe contábil da Paraíba promoveu, na manhã do último sábado, 17, a ação social de Natal em uma instituição filantrópica do estado. Dezenas de brinquedos e mantimentos alimentícios foram doados à Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental (Apôitchá), no município de Lucena. Também foram realizadas atividades lúdicas para as crianças e adolescentes atendidas pela casa.

O Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), através da Comissão do Voluntariado; o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Paraíba (Sescon-PB) e o Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores da Paraíba (Sincontab) foram os organizadores da ação. As entidades tiveram o apoio das comissões da Mulher Contabilista e das Jovens Lideranças do CRCPB, além da Associação das Profissionais e Estudantes de Contabilidade da Paraíba (Aspecont).

Cerca de 40 quilos de alimentos, além de brinquedos para as crianças e outros presentes para os adolescentes atendidos pela Apôitchá, foram entregues durante a ação. Todo o material foi obtido através de arrecadações realizadas nas palestras do Quintas do Conhecimento, promovidas pelo CRCPB, além de doações em dinheiro feitas por profissionais da contabilidade.

Estiveram presentes na ação social o presidente do CRCPB, Garibaldi Dantas Filho; o conselheiro do CRCPB, Marcelo Lucena Filho; o contador e representante da Comissão do Voluntariado do CRCPB, Ananias Aragão; a contadora, diretora do Sescon-PB e integrante da Comissão do Voluntariado, Cláudia Viviane; e a contadora e diretora do Sescon-PB Terezinha Carvalho.

Sobre a entidade

A instituição Apôitchá fica localizada no município de Lucena, a 50 quilômetros de João Pessoa, e atende a cerca de 260 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. As crianças e adolescentes participam, durante a semana, de oficinas de letramento, contação de histórias, música, artesanato, capoeira e outros esportes. Por mês, cerca de 3 mil refeições são oferecidas às pessoas assistidas. Todo o material para a manutenção do espaço é obtido através de doações, que não são regulares.

A Apôitchá funciona também como abrigo, oferecendo 20 leitos para atender a sete cidades do entorno. O público recebido, nesses casos, é de crianças, encaminhadas pelo Ministério Público, que sofreram algum tipo de violência doméstica grave, como abuso sexual. Há ainda situações em que as mães são acolhidas na instituição acompanhadas dos filhos.

A instituição dispõe de psicólogos, pedagogos, assistente social e motorista disponibilizados pelos governos do município de Lucena e do estado da Paraíba. No entanto, a maior parte dos profissionais que atuam na manutenção diária da casa são voluntários, como dentista, auxiliares de cozinha e limpeza. Instituição foi criada em 2000 e tornou-se personalidade jurídica em 2001. A atual coordenadora é a pedagoga Luciana Régis, junto à coordenadora institucional Mércia Lopes.

As pessoas interessadas em fazer doações à Apôitchá podem contatar os responsáveis pela entidade através dos telefones (83) 3293-1376 e 98725-7577. A instituição está localizada na Rua São Francisco, S/N, Lagoa dos Homens, Lucena – PB.

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/CRCPB/photos/?tab=album&album_id=1259124940810860